sábado, 16 de novembro de 2013

DATA COMEMORATIVAS

MAIO



DIA DAS MÃES
HOMENAGEM PARA VOCÊ MÃE:
- QUE GESTOU SEU FILHO NO 
SEU VENTRE OU NO SEU 
CORAÇÃO.
- QUE CUIDOU DO SEU FILHO 
ENSINADO-O A FALAR, A LEVAR 
A PAPINHA NA BOCA E A 
CAMINHAR.
- QUE CUIDOU DOS FILHOS PORQUE 
SUA ESPOSA FALECEU OU SAIU DE 
CASA.

Maior
Amor
M
A
E
Renunciarás a uma casa limpa;
2. Possivelmente, nunca mais terás uma conversa sem ser interrompida;
3. Aprenderás a fazer compras às pressas;
4. Não cobiçarás a vida social da próxima;
5. Agora deverás realmente honrar tua mãe e teu pai;
6. Não terás todas as respostas;
7. Não mais precisarás de um relógio com alarme;
8. Deverás fazer cinco tentativas frustradas até conseguir sair de casa;
9. Perguntarás a ti mesma o que fazias com teu tempo;
10. Saberás que tudo isso vale a pena.

FILHAS, RESPEITEM ESSES MANDAMENTOS:
1- AMAR A MÃE TODOS DOS DIAS DE SUA VIDA.
2- NÃO USAR O NOME DE SUA NA RODINHA DE AMIGOS.
3- DEIXAR A MÃE SAIR PARA COMPRAS E PASSEIOS 
SEM RESMUNGAR.
4- RESPEITAR A MÃE.
5- DEIXE SUA MÃE DESCANSADA, FAZENDO TODO 
SERVIÇO POR ELA.
6- USE O CELULAR DE SUA MÃE SÓ PARA JOGAR.
7- PARA SUA MÃE NÃO FICAR TRISTE, NÃO USE SUAS ROUPAS.
8- SEJA BOA, POIS SUA MÃE É A MELHOR PESSOA DO MUNDO.
9- MÃE É A PESSOA MAIS SINCERA QUE VOCÊ TEM A SEU LADO.
10- FAÇA DE SUA MÃE UMA MULHER FELIZ ELOGIANDO 
TUDO O QUE ELA FAZ.

1 - AMAR O BEBÊ ACIMA DE TODAS AS COISAS E PESSOAS.
2 - USAR O NOME DO BEBÊ EM PROPAGANDAS ENGANOSAS, COMO CHOROU DEMAIS E NÃO PUDE DORMIR.
3- 


DIA 15 DE NOVEMBRO

DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

No dia 15 de novembro de 1889, um grupo de republicanos solicitou ao Marechal Deodoro da Fonseca que cercasse o palácio em que se reunia o gabinete de ministros, presidido pelo ministro Visconde de Ouro Preto e o derrubasse do poder, fato que ocorreu no mesmo dia, de forma inconstitucional. Caíra o governo, mas a monarquia continuara.

Dom Pedro II, reuniu-se, então, com os políticos do partido majoritário para constituir um novo governo. Foi escolhido Gaspar da Silveira Martins, adversário do Marechal Deodoro. Este, indignado, e sentindo-se injustiçado pelo Imperador, assinou o documento que proclamava a República, na noite do dia 15 de novembro de 1889, tornando-se, deste modo, o primeiro presidente brasileiro.

A República Federativa do Brasil, contudo, foi proclamada provisoriamente. Havia a necessidade do pronunciamento definitivo da nação, livremente expressado pelo voto popular, conforme a Constituição brasileira determina. O plebiscito para "referendar" a República foi convocado somente em 1993, ou seja, 104 anos depois de esta ter sido proclamada.




DIA DO JOELHEIRO



FELIZ DIA DO JOELHEIRO QUE ELE SEU CORAÇÃO DE PAZ E AMOR!

A partir do segundo milênio a.C., o ser humano começou a explorar o ouro.
Na Antiguidade, o ouro era considerado um sinal de poder e riqueza, utilizado nos negócios e no financiamento de guerras. Raramente era fundido para a confecção de jóias ou objetos valiosos. Essa técnica só começou a ser utilizada na Europa durante a Idade do Ferro. Nessa época, os ourives - artesãos que trabalhavam com o ouro - produziram belos exemplares de jóias e objetos decorativos, que até hoje servem de inspiração aos desenhistas e joalheiros.

Quando as técnicas básicas dos ourives se tornaram mais sofisticadas, surgiu a joalheria. Os mais famosos joalheiros foram os etruscos, que atingiram a perfeição nas técnicas de filigrana e granulação em ouro. Os gregos, durante o período helenístico, se especializaram na arte de modelar figuras humanas para compor brincos, colares e braceletes. Os romanos confeccionaram luxuosas jóias em ouro, enriquecidas com esmeraldas, safiras e pérolas brancas.

No Renascimento, eram confeccionadas peças decoradas com esmalte e pedras preciosas de nível artístico elevado. No período Barroco, as jóias se tornaram um símbolo de status social. As jóias do período Rococó eram mais assimétricas e leves do que as do período anterior. Já no Neoclássico, o desenho das jóias era inspirado nos estilos grego e romano.

No século XIX, valiosas jóias foram criadas para a corte do imperador Napoleão I e serviram de padrão para toda a Europa. Durante o Romantismo, houve o retorno ao modelo das jóias da Antigüidade e do período medieval.
A Revolução Industrial foi marcada pelas inúmeras jóias luxuosas feitas com diamantes, sobretudo na década de 1860, depois da descoberta das minas da África do Sul. O caráter da joalheria foi transformado depois dessa descoberta.

No início do século XX, Cartier e Boucheron, famosos joalheiros franceses, criaram um estilo chamado belle èpoque, inspirado no século XVIII. Quase na mesma época, os joalheiros da corrente art nouveau criaram desenhos inspirados na natureza e executados com marfim e chifres de animais. Esse estilo desapareceu com o início da Primeira Guerra Mundial. Em 1918, surgiu o estilo art decó, com seu traço associado ao cubismo, ao abstracionismo e à arquitetura da Bauhaus.

Depois da Segunda Guerra Mundial, as pessoas começaram a comprar jóias não só para uso próprio, mas também como investimento. Em meados do século XX, novas idéias, novos conceitos e materiais passaram a ser utilizados pelos desenhistas de jóias. Hoje, as pedras sintéticas e o aço estão sendo utilizados em larga escala na joalheria, tornando as jóias mais baratas e acessíveis às pessoas de menor poder aquisitivo.


REFLEXÃO
O MAIOR JOELHEIRO DO MUNDO É JESUS, MODELA O CORAÇÃO DE CADA PESSOA QUE O SEGUE,TRANS FORMANDO-O EM UMA JOIA CAPAZ DE AMAR A DEUS E AO IRMÃO DE CAMINHADA.














DIA NACIONAL DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS
Mensagem para o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas
Dom Frei Severino Clasen
Saúdo todos os leigos e leigas do Brasil pelo seu dia na festa de Cristo Rei!
Viva Cristo Rei!
Todas as criaturas necessitam de um ambiente saudável para nascer, crescer e viver em paz. É preciso construir a casa para que se possa viver com dignidade como pessoa humana, desde o momento em que tem início a existência, pois, já carrega a imagem de Cristo.
Jesus Cristo é proclamado Rei do Universo no último domingo litúrgico do ano. Ele tem um Reino para nós. Pela graça do Batismo, somos filiados à Igreja. Como mãe, a Igreja oferece as condições espirituais e humanas para que a vida seja de fato vista como dom e riqueza imensurável. Portanto, cada criatura humana carrega dentro de si o grande sinal de Deus Uno e Trino. A festa de Cristo Rei é para todos os batizados. Lembramos nesse dia especialmente os leigos e leigas.
A Comissão Episcopal de Pastoral para o Laicato, ao saudar os leigos e leigas, convoca-os para trabalhar na messe do Senhor e construir o Reino de paz e de justiça. O nosso espaço, o lugar onde vivemos, deve se tornar um sinal do Reino definitivo anunciado por Jesus Cristo. Por isso, são chamados para contribuir na evangelização.
Saudamos e cumprimentamos os milhões de leigos e leigas que se dedicam à evangelização; são infinitamente a maioria absoluta que anunciam o Cristo Rei através da catequese, da liturgia, da coordenação de grupos, das pastorais, dos movimentos, associações, novas comunidades, CEBs, dos conselhos de leigos e da presença nos diferentes espaços da sociedade como na cultura, na economia, no mundo do trabalho, nas artes, na família, na política, na vida profissional, na educação, nos meios de comunicação, dentre outros. Reconhecemos que a maioria dos agentes de evangelização são as mulheres.
O trabalho humilde, simples, cotidiano, constante, sereno, fecundo das mulheres é a beleza gigantesca no anúncio do Reino de Deus. Que os homens também se sintam participantes nessa tarefa divina e santa, pois temos tantos homens espalhados pelo mundo afora se dedicando no anúncio do Evangelho e sua justiça. Que na festa de Cristo Rei, dia do leigo, saibamos valorizar todos os que são partícipes da gloriosa vinda de Cristo e com Ele, possamos construir o Reino definitivo.
No ano de 2014, teremos muitas oportunidades para aprofundar a reflexão sobre a missão e o ministério dos leigos. Está na hora de somarmos forças para equilibrar as relações no mundo todo, que nenhum filho de Deus, passe fome, se perca no crime e seja recolhido em prisões, mas que tenha saúde, educação, espaço para o lazer, trabalho digno, moradia; esse é o Reino que ainda deve ser construído, e a força do Evangelho nos proporciona e nos condiciona para tanto. Como afirma do Documento de Aparecida os leigos e leigas são chamados a ser construtores do Reino. É uma questão de decisão, de participação e de iniciativa criativa e inspirada pela força de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Que a fé, aumentada e professada neste Ano da Fé, seja a força motora em cada cristão para ser instrumento de paz em toda parte.
Que o modelo de vida de família, testemunhada por Jesus, Maria e José, encoraje os leigos e leigas para serem discípulos missionários do Reino de Deus.
Fraternalmente,
Dom Frei Severino Clasen
Bispo de Caçador - SC
Presidente da Comissão Episcopal para o Laicato
CANÇÃO NOVA





A COMUNIDADE SÃO BENEDITO
SAÚDA OS LEIGOS E LEIGOS
DO BRASIL E DO MUNDO.

LEIGOS E LEIGAS
NESTE DIA REFLITA A MISSÃO QUE DEUS
TE CONFIOU DENTRO DA IGREJA E
PROCURE SER SAL DA TERRA E LUZ DO 
MUNDO PARA AQUELES QUE AINDA 
PRECISAM SER EVANGELIZADOS.
O PAPA FRANCISCO ESPERA DE VOCÊS:
QUE O PODER DO BATISMO OS LEVE
A SER OS CRISTÃOS COM VALENTIA 
PARA ANUNCIAR JESUS, INCLUSIVE
SEM SEGURANÇA E COM PERSEGUIÇÃO. 
SER CRISTÃO LEIGO E LEIGA É UM DOM QUE
NOS FAZ IR EM FRENTE COM A FORÇA DO
ESPÍRITO SANTO NO ANÚNCIO DE JESUS".
FELIZ DIA DO LEIGO E DA LEIGA















Nenhum comentário:

Postar um comentário