segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ESTUDO DO LIVRO DE LUCAS 2013
















MÊS DA BÍBLIA 2013




ESTUDO DO LIVRO DE LUCAS 

MÊS DA BÍBLIA 2013
O LEMA: ALEGRAI-VOS COMIGO, ENCONTREI O QUE ESTAVA PERDIDO EM LUCAS CAPÍTULO 15.
QUEM É O AUTOR?
LUCAS É CONSIDERADO O AUTO E ERA UM DISCÍPULO E COLABORADOR DE PAULO, ERA MÉDICO, MAS HÁ DIFERENÇA ENTRE A TEOLOGIA DE PAULO E DE LUCAS.
4,14 Saúda-vos Lucas, o caríssimo médico, 
FM 1, 23ss Enviam-te saudações Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, 24 assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores
2TM 4,11 Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério. 
OS ESTUDIOSOS ACHAM QUE O AUTOR DO TERCEIRO EVANGELHO SEJA, UM CRISTÃO PAGÃO GREGO QUE SE CONVERTEU.
O AUTOR NÃO É INFLUENCIADO POR PAULO, MAS HISTORIADORES E POETAS GREGOS.
LC 2,1-2 Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2 Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.
O AUTOR DO TERCEIRO USA A TRADUÇÃO GREGA DA BÍBLIA E CONHECE BEM O IMPÉRIO ROMANO.
O EVANGELHO DE LUCAS FOI ESCRITO ENTRE OS NOS ANOS 80 A 90, NÃO SE SABIA A LOCALIZAÇÃO EXATA, OS BIBLISTAS ACHAM QUE FOI ENTRE A GRÉCIA E A SÍRIA.
O EVANGELHO FOI ESCRITO PARA COMUNIDADES JÁ EVANGELIZADAS.
QUAL A FINALIDADE DO LIVRO?A FINALIDADE DO EVANGELHO DE LUCAS É FORTALECER A FÉ DA COMUNIDADES E AJUDÁ-LAS A DESEMPENHAR SEU PAPEL NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO E ENCORAJÁ-LAS NO SEGUIMENTO DE JESUS.
BASEADO 
http://www.paulinas.org.br/sab/?system=paginas&id=2233&action=read




ESTRUTURA DO EVANGELHO DE LUCAS

- PRÓLOGO
LUCAS EXPLICA PORQUE ESCREVEU O EVANGELHO E O MÉTODO USADO.
1,1-4
1 Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2 como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra. 3 Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, 4 para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebidos.
LUCAS ESCREVEU O EVANGELHO DE MANEIRA ORDENADA PARA QUE TODOS PUDESSEM COMPREENDER.
O MÉTODO DE LUCAS É DA INVESTIGAÇÃO,INDAGAÇÃO E DA PROCURA DE TEXTO RELACIONADOS COM A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO.
ESSE MÉTODO É USADO PARA ANIMAR A COMUNIDADE E ESTIMULAR A FÉ DO POVO.
O EVANGELHO DE LUCAS É DEDICADO A TEÓFILO QUE QUER DIZER AQUELE QUE AMA, PORQUE ELE QUERIA AJUDAR AS COMUNIDADE A ENCONTRAREM SEGURANÇA E TEREM CONFIANÇA NA CAMINHADA A QUE SE PROPUNHAM.
O MÉTODO DE LUCAS É DA INVESTIGAÇÃO, INDAGAÇÃO E DA PROCURA DE TEXTO 
RELACIONADOS COM A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO.
ESSE MÉTODO É USADO PARA ANIMAR A COMUNIDADE E ESTIMULAR A FÉ DO POVO.
O EVANGELHO DE LUCAS É DEDICADO A TEÓFILO AJUDAR AS COMUNIDADE A 
ENCONTRAREM SEGURANÇA E TEREM CONFIANÇA NA CAMINHADA A QUE SE 
PROPUNHAM.
-------------------------------------------



LUCAS CAPÍTULO 1 ATÉ CAPÍTULO 5 VERSÍCULOS DE 4 A 15 É A SEGUNDA 
PARTE 3 CONTA:
*NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA LUCAS 57-67
*O MESSIAS VAI CHEGAR - ANJOS ANUNCIA A 
* MARIA LUCAS 1,26-38
* JOÃO APONTA O MESSIAS 
LUCAS 1, 39-56
* NASCIMENTO DE JESUS
* O MESSIAS E POBRE LUCAS 2,21-24
* O MESSIAS É SINAL DE CONTRA DE CONTRADIÇÃO 
LUCAS 1, 25-52
* JOÃO BATISTA PREPARA O POVO LUCAS 3,1-21
* GENEALOGIA DE JESUS LUCAS 3, 22- 38
* DEUS OUVE O PEDIDO DOS POBRES - JOÃO BATISTA LUCAS 1,5-25
* JESUS SUPERA AS TENTAÇÕES LUCAS 4,1-13
* PROGRAMA DE JESUS LUCAS 4, 14-21
REAÇÃO DO POVO AO VER JESUS LUCAS 4, 22- 29
JESUS CHAMA OS DISCÍPULOS LUCAS 5, 4-15
-------------



PARTE 4
LUCAS CAPÍTULO 1 ATÉ CAPÍTULO 5 VERSÍCULOS DE 4 A 15 É A SEGUNDA PARTE E CONTA O NASCIMENTO E INFÂNCIA DE JOÃO BATISTA E JESUS.
A APRESENTAÇÃO, PREGAÇÃO E ENCARCERAMENTO DE JOÃO BATISTA E OS ACONTECIMENTOS QUE PRECEDEM O MINISTÉRIO PÚBLICO DE JESUS ( BATISMO, 
SUA GENOLOGIA E AS TENTAÇÕES - LUCAS 3,1-4,13).
DEUS OUVE O PEDIDO DOS POBRES - JOÃO BATISTA LUCAS 1,5-25
NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA LUCAS 57-67
O MESSIAS VAI CHEGAR - ANJOS ANUNCIA A MARIA
 LUCAS 1,26-38
JOÃO BATISTA PREPARA O POVO LUCAS 3,1-21
JESUS SUPERA AS TENTAÇÕES LUCAS 4,1-13
JESUS CHAMA OS DISCÍPULOS LUCAS 5, 4-15


III. Lema
“A alegria de ser discípulo missionário.
IV. Iluminação Biblíaca
A iluminação bíblica e o querigma serão apresentados,
no decorrer do Projeto, em forma de subsídios homiléticos; roteiros para Grupos de Reflexão e para
Círculos Bíblicos, especialmente à luz dos Discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35), 

do Bom Samaritano (presença e compaixão), do Ano Paulino; e contribuições advindas do Sínodo sobre a Palavra de Deus. 
Levar-se- á em conta a promoção da pessoa (amor e liberdade),
a renovação da comunidade (unidade e diversidade)
e a construção da sociedade (justiça e vida). 

Serão também produzidos roteiros para a Leitura Orante da
Bíblia (Lectio Divina).
V. sInaIs compartIlhados


Em Lc 19,28-21,38, quinta parte, o autor narra o ministério de Jesus em Jerusalém com a entrada e atividade na área do Templo e o discurso escatológico.
Na sexta parte do Evangelho Segundo Lucas (22,1-24,53) encontram-se os relatos da paixão, morte, sepultamento (22,1-23,56a), das aparições do ressuscitado (23,56b-24,35) junto ao túmulo vazio e no caminho de Emaús (24,13-35); e finaliza com a ascensão ao céu (24, 36-53).
Pregação e curas de doentes em Cafarnaum (4,31--44); 

pregação feita de dentro da barca de Pedro e pesca milagrosa (5,1-11); 
cura do leproso (5,12-16) e do paralítico (5,17-26); 
o chamamento do publicano (Levi-Mateus), 
nova vida e novos costumes (5,27-39); 
observância do sábado (6,1-11).

B) Até à missão dos apóstolos (6,12--8,56). Jesus escolhe doze e chama-os de apóstolos (6,12-16); profere-lhes o sermão ou discurso do monte (6,17-49); cura do servo do centurião (7,1-10); ressuscita o filho da viúva de Naim (7, 11-17); recebe os discípulos de João, do qual faz o elogio (7,18-35); recebe e louva a pecadora arrependida (7,36-50); as piedosas mulheres que o seguem (8,1-3); parábola do semeador (8,4-18); os parentes de Jesus (8,19-21); a tempestade acalmada (8,22-25); curas de endemoninhados (8,26-39),da hemorroíssa (8,40-48); ressuscita a filha de Jairo (8,49-56).

C) Até à partida da Galiléia (9,1-50). Jesus envia os apóstolos a pregar e a curar os doentes (9,1-9); com poucos pães sacia 5000 pessoas (9,10-17); responde a Pedro, (que o reconhece como Messias) predizendo a própria paixão e recomendando a abnegação de si mesmo (9,18-27); transfigura-se no monte (9, 28-36); cura um menino possesso (9,37-42); dá lição de humildade e de moderação (9,43-50).

2. Em viagem para Jerusalém, na Peréia (9,51-19,28). Jesus envia os discípulos na frente e dá-lhes diversas instruções (9,51-10,24); parábola do bom samaritano (10,25-37); em casa de Marta e Maria (10,38-42); força da oração (11,1-13); o poder de expulsar demônios (11,14-26); a verdadeira bem-aventu-rança (11,27-28); o sinal de Jonas (11, 29-36); censura os fariseus e os escribas (11,37-54); advertências às turbas contra a vanglória, o respeito humano, a avareza, a solicitude excessiva dos bens temporais (12,1-34);vigilância (12,35-48); sinais e tempo para fazer penitência (12,49-13,9); curas em dia de sábado, o reino de Deus e sua obtenção (13, 10-14,24); disposições para seguir a Jesus (14,25-35); alegria por um pecador convertido (15,1-10); parábola do filho pródigo (15,11-32); do feitor infiel (16,1-18); do rico glutão (16,19-31), outros avisos (17,1-10); cura dos dez leprosos (17,11-19); preparação para a vinda do reino de Deus (17,20-37); parábolas do juiz e da viúva (18,1-8); do fariseu e do publicano (18,9-14); condições para entrar no reino de Deus (18,15-30); Jesus em Jericó prediz sua paixão (18,31-34); cura um cego (18,35-43); entra em casa do publicano Zaqueu e converte-o (19, 1-10); parábola dos servos e das dez minas (19,11-28).





QUINTA PARTE NARRA O MINISTÉRIO DE JESUS EM JERUSALÉM E O DISCURSO ESCATOLÓGICO. 
LUCAS CAPÍTULO 19 DO VERSÍCULO 29 ATÉ O CAPÍTULO 21 VERSÍCULO 28.
Jesus entra festivamente em Jerusalém (19, 2940)
chora sobre sua sorte (19,41-44); 
expulsa os mercadores do templo (19,45-48); 
responde às queixas dos invejosos (20,1-8); 
parábolas dos maus vinhateiros (20,9-19); 
o tributo a César (20,20-26);
ressurreição dos mortos (20,27-40); 
Davi e Cristo (20,21-44); 
contra a vanglória (20,45-47); 
o óbolo da viúva (21,1-4); 
Jesus prediz a destruição do templo e de Jerusalém (21,5-24) 
aludindo ao fim do mundo (21, 25-28), 
exorta à vigilância (21,29-38).

NA SEXTA PARTE ENCONTRA OS RELATOS DA PAIXÃO, 

MORTE, SEPULTAMENTO, DAS APARIÇÕES DO RESSUSCITADO E A ASCENSÃO DO CÉU.
LUCAS CAPÍTULO 22 VERSÍCULO 1 ATÉ O CAPÍTULO 24 VERSÍCULO 38.
A primeira distribuição do cálice na ceia pascal (22,15-17); 
a discussão entre os apóstolos por causa da promessa 
e da missão confiada a Pedro (22,24-32); 
as duas espadas (22,35-38); 
o suor de sangue no horto (22,43-44); 
o olhar de Jesus a Pedro (22,61); 
o conciliábulo da manhã (22,66-71); 
acusações contra Jesus (23,1-11);
Jesus no tribunal de Herodes (23,6-12); 
Jesus é um homem perigoso (23,14-26)
suas palavras às piedosas mulheres (23,27-31); 
Jesus é crucificado (23, 32)
a realeza que dá vida ( 23,33-38
o bom ladrão (23,39-43); 
a morte de Jesus ( 23,44-48)
Jesus é sepultado ( 23,49-56)
Jesus está vivo (24.1-12)
aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos de Emaús (24,13--35); 
aparição de Jesus aos outros discípulos( 24,36-42)
a ascensão de Jesus ao céu (24, 44-53).




LINHAS FUNDAMENTAIS DA TEOLOGIA LUCANA
OS PONTOS FUNDAMENTAIS DA TEOLOGIA LUCANA SÃO:
1- TEOLOGIA DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
2-  A ÊNFASE NA ORAÇÃO
3- O PAPEL DAS MULHERES NO SEGUIMENTO DE JESUS
4-  A CONTRAPOSIÇÃO ENTRE POBREZA E RIQUEZA.
5- A PRESENÇA FORTE DO ESPÍRITO SANTO.LINHAS FUNDAMENTAIS DA TEOLOGIA LUCANA1- TEOLOGIA DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
A TEOLOGIA LUCANA DIVIDE A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO EM TRÊS PERÍODOS:
A) É O CAMINHO DA PROMESSA.
ESSE PERÍODO SERIA NARRA O CAMINHO DE ISRAEL (AT), REPRESENTADO POR ZACARIAS, ISABEL E JOÃO BATISTA.
B) É O CAMINHO DA PROMESSA.
ESSE PERÍODO NARRA A VIDA DE JESUS.
C) É O CAMINHO DA IGREJA.
ESSE PERÍODO CONTA O INICIO DA IGREJA E DO ESPIRITO SANTO E ESTÁ NO ATO DOS APÓSTOLOS .
LUCAS ELABORA UMA TEOLOGIA DA HISTÓRIA QUE TEM SUAS RAÍZES NO PASSADO, CHEGA NO PONTO ALTO COM JESUS, CONTINUA NAS IGREJAS PELA AÇÃO DO ESPIRITO SANTO E CONSUMA-SE NA PARUSIA.
JESUS É A MANIFESTAÇÃO GLORIOSA DE DEUS QUE SE FAZ PRESENTE NAS COMUNIDADES. MATEUS 28,20.
COM A ASCENSÃO, JESUS NÃO FOI EMBOTA, MAS FOI EXALTADO, GLORIFICADO.
JESUS É ENVIADO DE DEUS E OS CRISTÃOS TAMBÉM O SÃO.
OS CRISTÃO SÃO ENVIADOS DE DEUS PARA A LIBERTAÇÃO DE TODOS E DE TUDO.
A PARUSIA COMEÇOU NA ENCARNAÇÃO, VIDA, PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS E SERÁ COMPLETADO QUANDO ELE VOLTAR NO FINAL DOS TEMPOS.
PARA LUCAS A SALVAÇÃO TEM ABERTURA UNIVERSAL E ACONTECE O TODO TEMPO E TODAS AS PESSOAS PODEM RECEBÊ-LA.
LUCAS 2, 30-32
O CÂNTICO DE SIMEÃO RELEMBRA A VIDA E A MISSÃO DO MESSIAS. JESUS SERÁ SINAL DE CONTRADIÇÃO, ISTO É JULGAMENTO PAR OS RICOS E PODEROSOS, E LIBERTAÇÃO PARA OS POBRES E OPRIMIDOS.
3,6 EM JESUS, A SALVAÇÃO É PARA TODOS QUE CAMINHAM COM ELE E FAZEM A VONTADE DE DEUS.
9, 52- 53 JESUS INICIA O CAMINHO PARA JERUSALÉM.
NESSA VIAGEM, JESUS VAI MOSTRAR A SUA PEDAGOGIA QUE CONSISTE EM INDICAR O CAMINHO DA SALVAÇÃO E AQUELES QUE O SEGUEM SERÃO SALVOS.
OS SAMARITANOS NÃO ENTENDEM, QUE PARA SALVÁ-LOS ELE VAI TER QUE IR A JERUSALÉM PARA MORRER NA CRUZ.
10,33 OS DISCÍPULOS ANUNCIAM O REINO DE DEUS E QUEM NÃO SE CONVERTEU NÃO CAMINHA COM JESUS FICAM SEM SALVAÇÃO.
17, 16 NO CAMINHO DE JERUSALÉM , JESUS MOSTRA QUE A ATITUDE DA VIDA DO DISCÍPULO TEM QUE PASSAR PELO ESCÂNDALO,  A CORREÇÃO FRATERNA, O PERDÃO, O PODER DA FÉ E A NECESSIDADE DE SERVIR A DEUS POR AMOR SEM NENHUM TIPO DE INTERESSE. 

LINHAS FUNDAMENTAIS DA TEOLOGIA LUCANA
2-  A ÊNFASE NA ORAÇÃO
CONCEITO CARISMÁTICOS
BATIZADO NO ESPÍRITO SANTO 
É UMA EXPERIÊNCIA APÓS A CONVERSÃO DE JUDEUS E GENTIOS.
A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO FAZ PARTE DO TRABALHO DA IGREJA.
JESUS PEDE DE FORMA DIRETA QUE OS DISCÍPULOS SEJAM GUIADOS PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, POIS COM SUA FORÇA ELES NADA CONSEGUIRAM.
COM A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO A IGREJA ENCONTRA A PLENITUDE NO ESPÍRITO.
ORAÇÃO
LUCAS É CARISMÁTICO POR ISSO PARA ELE A ORAÇÃO É A FORÇA QUE MOVE A IGREJA.
JESUS INSTRUIU SEUS DISCÍPULOS A RESPEITO DA ORAÇÃO ONDE CADA CRISTÃO DEVE ESTAR EM COMUNHÃO COM DEUS.
O MAIOR EXEMPLO DISSO É JESUS, PORQUE ELE ESTAVA SEMPRE EM COMUNICAÇÃO COM O PAI .
LUCAS MOSTRA JESUS EM ORAÇÃO NO GRANDES MOMENTOS DE SUA VIDA.
JESUS OROU:
APÓS A MORTE DE JOÃO ELE FOI NO DESERTO 
* PARA ESCOLHER OS DISCÍPULOS
* NO CANSAÇO DEPOIS DA AÇÃO – DEPOIS DE CURAR OS DOENTES, DEPOIS DA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES. 
* ANTES DE SER ENTREGUE PARA SUA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO.A ORAÇÃO É A PONTE PARA ALCANÇAR AS BENÇÃOS DE DEUS E SUA PROMESSA.
TODO CRISTÃO DEVE ESTAR EM COMUNHÃO COM DEUS PARA PODER EXERCER SEUS DONS E ALCANÇAR A SALVAÇÃO.


LINHAS FUNDAMENTAIS DA TEOLOGIA LUCANA
OS PONTOS FUNDAMENTAIS DA TEOLOGIA LUCANA SÃO:
3- O PAPEL DAS MULHERES NO SEGUIMENTO DE JESUS
PELA INFLUÊNCIA GREGA, O LIVRO DE LUCAS É O QUE MAIS CITA 
AS MULHERES SEGUIDORAS DE JESUS.
AS MULHERES ERAM CONSIDERADAS IMPURAS PELOS JUDEUS, 
MAS EM LUCAS A MULHER PARTICIPAVA DA EVANGELIZAÇÃO 
E ACOMPANHA OS DISCÍPULOS DE JESUS.
MARIA, A MÃE DE JESUS É AQUELA QUE SE DISPÕE A PARTICIPAR 
DA HIST´RIA DA SALVAÇÃO.
MARIA É O MODELO DE DISCÍPULA, PORQUE TROUXE O SALVADOR
 EM SEU VENTRE.
OUTRAS MULHERES:
MARIA MADELENA, JOANA, MULHER DE CUZA, SUZANA QUE
CAMINHAM COM JESUS DESDE A GALILEIA  PARTICIPAM DE SUA MORTE E SÃO TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO.

AS MULHERES MARIA MADELENA, JOANA, MULHER DE CUZA, 
SUZANA E MARIA MÃE DE TIAGO ESTÃO PRESENTES NAS CURAS 
E ENCONTROS, COMO A CURA DA SOGRA DE PEDRO, 
MULHER PECADORA, A MULHER COM FLUXO DE SANGUE.





OS PONTOS FUNDAMENTAIS DA TEOLOGIA LUCANA SÃO:
4-  A CONTRAPOSIÇÃO ENTRE POBREZA E RIQUEZA.
A ÉTICA LUCANA
UM DOS ASPECTOS CENTRAIS DO SEU PROGRAMA ÉTICO 
É A RIQUEZA E A POBREZA.
PARA SEGUIR JESUS:
- É PRECISO DESPOJAMENTO
(LUCAS 5,11; 6,29-36; 9,58; 12,33-34; 14,33; 18,22.25; 21,1-4).
- É SINAL CONCRETO DE CONVERSÃO E DA PROVIDÊNCIA 
DIVINA (12,29-30).
- OS POBRES NÃO SÃO VISTO SÓ NA PERSPECTIVA 
SÓCIO-ECONÔMICA, MAS COMPREENDE TAMBÉM 
OS PRESOS, OS OPRIMIDOS ( 4,18), OS DESOLADOS,
OS DESOLADOS E DIFAMADOS, OS PERSEGUIDOS
 (LUCAS 6,20-22) E INCLUSIVE OS MORTOS (Lc 7,22).

ESPÍRITO SANTO E A ALEGRIA
LUCAS É O EVANGELISTA QUE DÁ MAIOR IMPORTÂNCIA À FIGURA DO ESPÍRITO SANTO E  A NECESSIDADE DE UMA ABERTURA À SUA AÇÃO.
LUCAS APRESENTA A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO:
- NO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA (LUCAS 1,15),
- NA ENCARNAÇÃO DE JESUS (1,41), 
- MINISTÉRIO PÚBLICO DE JESUS (3,22; 4,1.14.18; 11,13) 
- REVELA A PRESENÇA DE DEUS NA HISTÓRIA.

O último ponto é o tema da alegria. O autor reforça a certeza de que a verdadeira alegria nasce do seguimento de Jesus, do agir misericordioso, do desprendimento constante, do se deixar guiar pelo Espírito, da experiência profunda de que Jesus Cristo morto e ressuscitado é a Boa-Nova para toda a humanidade.



SUBSÍDIO( LIVRETO)

O SUBSÍDIO TEM 4 ENCONTROS E UMA CELEBRAÇÃO
COM A FINALIDADE DE ESTUDAR NOS CÍRCULOS BÍBLICOS),
NAS PASTORAIS, MOVIMENTOS OU POR PESSOAS 
INTERESSADAS EM ESCUTAR E APROFUNDAR A PALAVRA 
DE DEUS, EM SETEMBRO,
 PRIMEIRO ENCONTRO
1 - A MISSÃO PÚBLICA DE JESUS NA GALILEIA
LUCAS 4,14-30

 O RELATO É NARRADO PELA PRESENÇA DE DEUS NA 
SINAGOGA E TEM COMO CENTRO A PROCLAMAÇÃO DO
CUMPRIMENTO DO TEXTO DO PROFETA ISAÍAS 61,1-2), 
QUE DESCREVE, DE MODO CONCRETO, A MISSÃO DO
MESSIAS E A SALVAÇÃO QUE É ANUNCIADA.
2- OS TEMAS VOCAÇÃO, MISSÃO E AS EXIGÊNCIAS
DO DISCIPULADO SERÃO ABORDADAS NAS RESPOSTAS
DOS CHAMADOS DOS DISCIPULADO (LUCAS 5,11) E
ACENTUOU O DESPRENDIMENTO QUE É UMA ATITUDE
PRÓPRIO DE TODO DISCÍPULO, NO SEGUIMENTO DE JESUS
3 - O PAPEL DAS MULHERES, NO SEGUIMENTO DE JESUS.
4 - OS DESAFIOS E PROBLEMAS NO SEGUIMENTO 
LUCAS 5
NA CELEBRAÇÃO MOSTRA O CAMINHO CATEQUÉTICO-LITÚRGICO,
RELENDO AS ESCRITURAS, À LUZ DO MISTÉRIO PASCAL DE JESUS 
E O REAVIVAR EM NÓS A CERTEZA DE QUE É NO PARTIR DO PÃO, 
QUE O ENCONTRO COM RESSUSCITADO SE FAZ PRESENTE.
LUCAS 24,13-35.
É POR MEIO DESSE ENCONTRO QUE SOMOS CHAMADOS/AS A 
ANUNCIAR  ALEGRE NOTÍCIA:
JESUS RESSUSCITOU E VIVE EM NOSSO MEIO.
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário